30 de novembro de 2012

Costocondrite (dor no peito) na Fibromialgia


 

Uma condição chamada costocondrite, que causa dor ao redor do osso do peito e das costelas, é comum em pessoas com fibromialgia (FM). No entanto, muitas pessoas não percebem que é uma condição distinta causando essa dor em particular, e que requer o seu próprio tratamento.
Porque outras fontes de dor podem fazer os seus sintomas da FM piorarem,  é importante para si tratar costocondrite.
Costocondrite pode fazer-lo pensar que está a ter problemas cardíacos. Essa dor é, na verdade, o que marcou o início da minha dor da fibromialgia , depois de sintomas  sem dor haviam se arrastou por meses. Eu estava sentado calmamente no trabalho quando de repente pensei que estava a ter um ataque cardíaco. Acabei na sala de emergência, e é aí que eu comecei a longa série de testes negativos que eventualmente levaram ao meu diagnóstico FM.
Mesmo se a condição é comum, nunca deve assumir que dor no peito é costocondrite. Deve sempre começar o tratamento imediato para dores no peito no caso, é o coração.

O que é costeocondrite?
Costocondrite é uma inflamação da cartilagem que liga as costelas ao osso do peito. Dependendo da quantidade de inflamação, pode variar desde ligeira a uma irritação extremamente dolorosa. As pessoas às vezes descrever a dor como muito lancinante, ou dor de queimadura.
As causas não são claras, mas podem incluir:
  • Trauma no peito, por exemplo, de um acidente de carro
  • Trama repetitivo ou uso excessivo
  • Infecções virais, principalmente infecções respiratórias
Alguns especialistas acreditam que a FM pode causar costocondrite também. Independentemente, a FM pode fazer a costocondrite ser muito mais dolorosa.

Por que elas vão juntas?
As estimativas são de que 60% a 70% de nós com FM têm sintomas muito semelhantes aos da costocondrite. Ninguém sabe ao certo se ela é verdadeira ou osteocondrite por que isso ocorre com a FM, especialmente desde que a FM não causa inflamação. Os pontos sensíveis da fibromialgia logo abaixo da clavícula podem desempenhar um papel. Síndrome de dor miofascial , que é comum na FM, também poderia ser uma causa.
Costocondrite é tipicamente uma pequena lesão que cura em poucos dias. Se os sintomas não desaparecem, eles poderiam ser um sinal de que algo mais, como a FM, estão a decorrer.

Sintomas da costocondrite:
Dor na parede torácica e da caixa torácica é o principal sintoma de costocondrite. Geralmente, vai piorar com a actividade ou exercício. Respirar fundo também pode causar mais dor, porque ela se estende na cartilagem inflamada. Espirros e tosse pode aumentar a dor também.
A dor pode irradiar para os ombros e braços, bem como, levada para lá pelos muitos nervos que se ramificam para longe do peito. (Esta é uma outra maneira em que a condição imita um ataque cardíaco.)
Às vezes, a dor é acompanhada de vermelhidão e / ou inchaço nas áreas mais dolorosas. Quando esse é o caso, é chamado de Síndrome de Tietze. (Quando a minha dor no peito é ruim, fico com um caroço no meu osso do peito que se parece como uma meia bola de golfe).

Diagnosticar costocondrite:
O seu médico pode diagnosticar costocondrite pressionando sobre a área onde as costelas e o osso do peito se encontram. Se está dolorido e inflamado aí, a costocondrite é a causa mais provável da dor.
Os médicos geralmente irá realizar outro teste para descartar problemas cardíacos e outras causas de dor antes de fazer um diagnóstico.

Tratamento costocondrite vs tratamento da fibromialgia
Você pode tratar costocondrite da maneira que trata qualquer inflamação - gelo e anti-inflamatórios , incluindo Aleve (naproxeno) e ibuprofeno baseados em drogas como Advil eMotrin .
Este tratamento vai contra a maioria dos tratamentos da FM , que geralmente incluem outros tipos de analgésicos e calor. Se tem os dois tipos de coisas, pode por com uma bolsa de gelo no seu peito e uma almofada de aquecimento à sua volta ao mesmo tempo.
Certifique-se de verificar com o seu médico ou farmacêutico sobre quaisquer possíveis interacções entre anti-inflamatórios e seus outros medicamentos.

Viver com ambas as condições
É ruim o suficiente viver com uma fonte de dor crónica. Quanto mais você pilha, mais dor tem e mais pode ter impacto na sua vida.
Felizmente, Costocondrite é bastante fácil e barata de tratar e gerir ela vai manter os seus sintomas de FM mais calmos.

Traduzido por: Joana Vicente

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...